Redobrar os cuidados com a higiene bucal noturna ajuda a prevenir cáries

Para evitar problemas nos dentes, não basta ir ao dentista regularmente. É preciso fazer a sua parte em casa, com uma boa escovação e, principalmente, o uso diário do fio dental. Só ele é capaz de retirar os resíduos de alimentos que se instalam entre os dentes e podem causar cáries ou algo mais sério.
Segundo a cirurgiã-dentista Sonia Groisman e o cirurgião bucomaxilofacial Francisco Mendes, toda vez que comemos alguma coisa, o pH da saliva se altera e fica mais ácido. Para a boca voltar ao pH neutro, levam-se pelo menos 20 minutos. Nesse meio-tempo, as bactérias se aproveitam do meio ácido para corroer o esmalte.
A função do creme dental é neutralizar o pH da saliva e remineralizar os dentes, com a aplicação de flúor. Para que a ação da pasta seja mais efetiva, o ideal é não enxaguar a boca mais de duas vezes.

Tipos de cárie

Aguda: É uma lesão que tira parte do esmalte e deixa a dentina exposta. Muito comum em crianças que tomam mamadeira com açúcar à noite.

Crônica: É uma cárie mais lenta, que passa por todos os estágios e vai escurecendo.

Idades de maior risco
– Dos 9 meses aos 3 anos, quando os dentes estão nascendo
– Aos 6 anos, com a erupção do primeiro molar permanente
– Na adolescência, com a colocação de aparelhos ortodônticos
– Na fase adulta, após restaurações ou com o uso de próteses dentárias

Antibióticos não dão cárie. Na infância, alguns contêm sacarose e isso, sim, prejudica os dentes. Já medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos diminuem a produção de saliva, o que também pode levar à cárie.

Dicas
– Escove os dentes pelo menos três vezes por dia
– Passe o fio dental no mínimo uma vez por dia
– Redobre os cuidados na higienização noturna
– Evite comer açúcar 3 horas antes de dormir
– Prefira consumir balas, chocolates, mel ou café junto com as principais refeições, para evitar uma exposição frequente aos doces
– Se for comer uma “besteira”, troque uma bala por pipoca, por exemplo
– Tome bastante água
– Visite o dentista a cada três meses, se possível, ou pelo menos duas vezes por ano



Labordent - Laboratório de Prótese Odontológica
Rua Cel. Pedro Jorge, 304 - Prado - Belo Horizonte/MG - CEP: 30411-105 - contato@labordentbh.com.br  Fanpage da Labordent no Facebook

Mantido
por

Mantido por Chromos Planet